Kit robótico para a Hora do Código

//Kit robótico para a Hora do Código
Kit robótico para a Hora do Código 2017-01-27T23:08:12+00:00

Project Description

Atualmente, uma grande dificuldade é gerar interesse dos jovens de aprenderem conhecimento que a princípio parece não ser tão relevantes para eles no momento, mas que está intrínseco em sua formação no médio e longo prazo. É o caso da matemática, e como exemplo mais atual, a lógica de programação.

O que tem ocorrido é a dificuldade de se ter conteúdo educacional ou uma metodologia para promover esta inserção do conhecimento no dia-a-dia dos jovens. Muitas aulas de informática que são oferecidas em escolas do fundamental I e II, tanto do ensino público quanto do privado, acabam não tendo esta finalidade. Apenas promovem o uso do computador e de aplicativos específicos. E isto, basicamente, nos dias atuais acaba desestimulando os alunos em sala de aula e associando este conhecimento a uma atividade meramente de usuário e não de promoção da forma de raciocinar.

Para buscar trabalhar melhor este tema junto aos jovens, dezenas de personalidades do mundo se uniram para criar um projeto para ensinar conceitos de programação de uma forma simples e divertida. O projeto chama-se a HORA DO CÓDIGO. A motivação do projeto é simples: hoje em dia, praticamente tudo que está à nossa volta tem algum software. Independente de ser ou não um software, a lógica de compreender programação é fundamental para o desenvolvimento de um raciocínio lógico e criativo, pois envolve buscar soluções para problemas reais.

Aqui no Brasil, ainda existem poucas iniciativas para promover a HORA DO CÓDIGO. Contudo uma das mais criativas se propõe a despertar o interesse de jovens de 9 a 13 anos, e porque não, também de outros públicos, como o grupo da terceira idade e de adultos com baixa escolaridade. Isto se dá por meio do aumento dos estímulos baseado no conceito de Edutainment (Envolvimento, Imersão e Interação) para melhorar a qualidade da transferência do conhecimento e segurar a atenção dessas pessoas no momento da atividade.

Para isto, será utilizando um kit que possui um robozinho que se movimenta, emite som, aciona luzes e interage com outros sensores usando uma interface amigável. Esta interface é baseada na plataforma Scratch  desenvolvida pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). Esse kit também possui apostilas com atividades para ajudar os usuários nos primeiros passos do aprendizado de lógica de programação e tópicos de matemática.

Project Details

Categories:

Compartilhe com um amigo