Garotas Makers V – Parte 3

//Garotas Makers V – Parte 3

Garotas Makers V – Parte 3

Olá meninas e meninos! Hoje vamos conhecer a mais nova entre as Garotas Makers que relatamos ao longo destes meses. Apesar da pouca idade, está ganhando notoriedade com o trabalho que fez com a plataforma Arduino, apresentado na FEBRACE 2016!

Vitória Carolina Ferreira Pereira tem 18 anos recém completados, é de São Vicente, litoral de SP e estudante do 3º ano do Ensino Médio no Colégio Objetivo Baixada.

meninasmaker1

Figura 1 – Vitória Carolina (Fonte: Facebook Vitória Carolina)

Vitória conheceu a plataforma Arduino ao desenvolver um projeto para a FEBRACE 2016. Em agosto de 2015, Vitória visitou a 9ª Feira USP e as Profissões, juntamente com o Colégio: “Foi feita uma visita com a escola para conhecermos mais sobre os cursos de graduação, mercado de trabalho e vestibular e tinha um stand bem pequenino que nem chamava a atenção perto dos outros stands com experiências químicas e jogos interativos e eu peguei um folder da FEBRACE e coloquei na bolsa, chegando em casa eu procurei saber mais e me encantei”.

A partir disso, ela começou uma pesquisa para realizar um trabalho envolvendo Engenharia e contou com a ajuda de seu namorado Yhan Christian. Yhan, que possui formação técnica em Eletrônica e faz Engenharia Elétrica, acabou sendo o coorientador do trabalho realizado por Vitória.

Ela conta que teve muitas dificuldades, uma delas em conseguir apoio da escola onde estuda: “…O mais difícil (mas não impossível) foi conseguir apoio da escola pois eu era aluna nova e nunca fui uma ‘aluna nota dez’, tive que ir muitas tardes (de ônibus e na chuva) atrás de professores,  coordenadores e até diretores para mostrar o quanto eu estava disposta a encarar esse projeto”.

O projeto, chamado MP2E – Monitoramento de Parâmetros de Equipamentos Eletroeletrônicos, é um sistema que monitora corrente e tensão elétrica, além da potência consumida por equipamentos e temperatura. Estas informações são mostradas em um display LCD 16×2 e todos os dados podem ser acompanhados via aplicativo Android.

meninasmakers2

Figura 2 – Projeto MP2E – Monitoramento de Parâmetros de Equipamentos Eletroeletrônicos (Fonte: Arquivo Pessoal Vitória Carolina)

Este projeto contém sensor de temperatura e corrente, módulo Bluetooth, além da Plataforma Arduino, contidos dentro de uma caixa preta (vide figura 2). Na próxima imagem temos o projeto em fase de testes em protoboard.

meninasmakers3

Figura 3 – Projeto desenvolvido por Vitória em fase de testes (Fonte: Arquivo pessoal Vitória Carolina)

Conheci Vitória alguns dias antes de sua apresentação na FEBRACE, em uma oficina de Arduino que ministrei no Mulheres Tech Day 2016, em São Paulo. Incentivada por Yhan, Vitória viajou de São Vicente para São Paulo para participar, ganhou adesivos que sorteei e ainda me surpreendeu ao entregar uma carta-convite para assistir seu trabalho apresentado na FEBRACE.

meninasmaker4

Figura 4 – Oficina Arduino no Mulheres Tech Day 2016 (Fonte: Arquivo Pessoal Gedeane Kenshima)

meninasmaker5

Figura 5 – Vitória e Gedeane, após oficina de Arduino no Mulheres Tech Day (Fonte: Arquivo pessoal Vitória Carolina)

A 14ª edição da FEBRACE ocorreu nos dias 15 a 17 de Março, na Escola Politécnica da USP. Vitória acreditava que eu apenas receberia a carta e não iria ao evento, porém ela se surpreendeu quando estive lá para prestigiar seu trabalho. Seu trabalho foi finalista na feira na Categoria Engenharia e contou com a orientação do prof. Odair Levi H. Rossini, seu professor de Física. Parte da direção do Colégio, coordenação e professores foram visitar Vitória na Feira. Ela relata: “…foi incrível pois eu fui a única finalista da escola e foi a primeira vez que a escola participou da FEBRACE e de uma feira desse nível, já que o foco da escola até então era olimpíadas científicas”.

meninasmaker6

Figura 6 – Yhan e Vitória, na FEBRACE 2016 (Fonte: Arquivo pessoal Vitória Carolina)

Vitória relata algumas dificuldades em seu namoro devido ao projeto: “Terminei meu namoro pelo menos umas 20 vezes porque ter meu namorado como coorientador não foi fácil (ainda não é) e discordávamos muito de certas coisas mas no fim deu tudo certo e já estamos nos preparando para a próxima FEBRACE, o prazo para submissão de projetos é até o final de outubro e caso sejamos selecionados iremos apresentar nosso projeto em março de 2017…”

O Projeto MP2E também foi apresentado por Yhan no Arduino Day 2016 em Santos. Vitória não pode estar presente no evento, porém fez muito sucesso também.

meninasmaker7

Figura 7 – Apresentação no Arduino Day do Projeto MP2E, por Yhan (Fonte: Arquivo pessoal Vitória Carolina)

Após a FEBRACE, Vitória teve seu trabalho divulgado na imprensa do Colégio Objetivo e local, na Revista Biju News, que foi distribuída juntamente com o Jornal A Tribuna, da baixada Santista.

meninasmakers8

Figura 8 – Revista do Colégio Objetivo (Fonte: Arquivo Pessoal Vitória Carolina)

Além da FEBRACE, Vitória começou a participar de eventos voltados para Tecnologia, como o Developer Day, organizado pela WoMakers Code, e The Developers Conference SP, pela Globalcode. Inclusive Vitória atuou como Voluntária na Trilha Arduino, Wearables e Makers (onde fui palestrante).

meninasmaker9

Figura 9 – Voluntários TDC SP 2016 (Vitória à direita) (Fonte: Arquivo pessoal Gedeane Kenshima)

Vitória prossegue com melhorias em seu projeto e buscando parcerias para continuar. A ideia é apresentar em outros eventos, inclusive na próxima edição da FEBRACE, em 2017. Para motivação das meninas, ela cita uma frase de Albert Einstein: “Algo só é impossível até que alguém duvide e resolva provar ao contrário”.

Screenshot from 2016-09-05 14-30-59

Figura 10 – Vitória no Stand da FEBRACE 2016 (Fonte: Arquivo Pessoal Vitória Carolina)

Após nos conhecermos na oficina Arduino, Vitória tornou-se uma amiga pessoal. Sempre procuro incentivar seu trabalho e participação em eventos, aposto que vai crescer muito além. Insisti muito para que a história dela fosse registrada aqui, para que todos conhecessem seu trabalho e força de vontade.

E então, a história de Vitória lhe incentivou a participar de Feiras para expor trabalhos e projetos? A criar ferramentas úteis para uso em sua casa? A ser voluntária em eventos de Tecnologia? Espero que você, ao ler esse texto, veja todo o potencial de Vitória e seja inspirado a fazer projetos muito legais, como este apresentado por ela. Que você mostre sua força de vontade em aprender e fazer, seja para professores, amigos, família e até namorado (a)!

Aguardem novas histórias desta Quina Temporada, aqui no Embarcados Innovation, na Série Garotas Makers!

By | 2017-01-27T23:07:59+00:00 setembro 5th, 2016|Artigos|1 Comment

About the Author:

Mestranda em Automação e Controle de Processos, Engenheira de Controle e Automação, Técnica em Automação Industrial, ambos pelo IFSP. Atualmente trabalha como Montadora na Tudela Indústria. Pesquisadora no LABORE (Laboratório de Robótica e Reabilitação do IFSP). Hobbista e Maker, se interessou por Arduino desde 2013, e realizou projetos na área de Wearables voltados para entretenimento. Já realizou palestras e mini cursos em eventos de IoT, Arduino e Tecnologia, no RJ, PE, SP, DF, RS, CE, SC e GO. Articulista do Portal Embarcados, redige artigos sobre Arduino e mulheres na tecnologia. Fã de Angry Birds :D

  • Yhan Christian

    Parabéns, Vitória e muito sucesso

Compartilhe com um amigo