Garotas Makers IV – Parte 2

//Garotas Makers IV – Parte 2

Garotas Makers IV – Parte 2

Olá gente! Essa temporada da Série Garotas Makers está me surpreendendo e creio que irá surpreender você também! A história de hoje foi uma indicação do Fábio Souza, do Embarcados, e me surpreendi muito ao ler e ver seu trabalho na área de educação! Hoje falaremos sobre a Elis Cruz!

Elisângela Cruz de Carvalho tem 48 anos, é de São Paulo-SP, professora orientadora de informática (POIE) na EMEF José Hermínio Rodrigues. Possui formação em Química pelas Faculdades Osvaldo Cruz, estudos complementares de especialização em Química pela UNESP e Faculdades Osvaldo Cruz e complementação pedagógica em Ciências Biológicas e Pedagogia pela UNINOVE.

1

Figura 1 – Elis Cruz (Fonte: Arquivo pessoal Elis Cruz)

É gente, além de toda essa formação, a Elis atuou por 15 anos na indústria Química, na parte de gerenciamento nos setores de Controle de Qualidade e Desenvolvimento de Novos produtos. A partir de 2002, Elis ingressou na área de educação.

Aí você deve estar se perguntando…mas como ela se tornou Maker? Ela relata que desde a adolescência ela já fazia experiências com um kit de Laboratório de Química e durante a graduação ela adorava as aulas experimentais, tanto de Química quanto de Física.

Em 2011, Elis começou a atuar como POIE na EMEF José Hermínio Rodrigues, em São Paulo. Desde então iniciou uma pesquisa sobre novas possibilidades. Seus primeiros projetos inovadores foram com animações, utilizando o GOANIMATE, MOVIE MAKER e HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (PIXTON).

A partir de 2014, Elis começou a utilizar programação visual, com CODE, em suas aulas de projetos. Ela relata que em 2015 cadastrou 600 alunos na plataforma, e isso fez com que ela explorasse novas plataformas: “Aproveitando a minha motivação e inspiração, comecei a explorar o SCRATCH com alguns alunos do projeto e foi um sucesso, já temos vários games criados divulgados na plataforma Scratch como EMEF JHR e também publicamos no site”.

2

Figura 2 – Elis e os alunos do projeto na EMEF JHR (Fonte: Arquivo Pessoal Elis Cruz)

Elis iniciou com o projeto Robótica JHR em 2015, utilizando um kit chamado ATTO EDUCACIONAL. Este kit contém uma placa ATTOBOX, que é um Arduino, além de vários componentes eletrônicos, como leds comuns e RGB, motores DC, servo motores, sensores magnéticos, temperatura, de luz e 5000 peças para montar diversos projetos usando a criatividade!

3

Figura 3 – Banner Projeto Robótica JHR (Fonte: Arquivo pessoal Elis Cruz)

4

Figura 4 – Crianças do projeto utilizando o kit ATTO EDUCACIONAL (Fonte: arquivo pessoal Elis Cruz)

5

Figura 5 – Projeto feito pelos alunos da Elis (Fonte: Arquivo pessoal Elis Cruz)

O software utilizado para programação é o Ardublock, que consiste na programação em blocos, parecido com Scratch. Elis conta que em alguns momentos, a programação é feita diretamente usando a IDE Arduino.

6

Figura 6 – Programação utilizando Ardublock para kit educacional (Fonte: Arquivo pessoal Elis Cruz)

Elis conta que adora desafios. Eu perguntei sobre suas experiências e desafios como mulher na área, ela diz: “Na indústria, quando iniciei com 22 anos, formada em química e sendo mulher, sempre passamos por situações desagradáveis, mas que podem ser superadas através do profissionalismo. Posso dizer que na educação pública todos os dias são desafiadores para os professores independentemente do gênero, a única diferença esta na perseverança e motivação de cada um de nós”.

7

Figura 7 – Elis e seus alunos do projeto Robótica JHR (Fonte: Arquivo Pessoal Elis Cruz)

E para quem deseja iniciar na área, Elis deixa um recadinho: “Uma motivação para quem está iniciando: “Não tenham receio de experimentar “o novo”, porque após várias tentativas e alguns erros, ficará muito mais prazeroso a arte de programar””.

Nunca é tarde pra fazer algo novo, pra descobrir novos caminhos. Elis buscou a inovação em seus projetos e conseguiu resultados incríveis. E imagino como os alunos devem ficar animados e motivados a participar destes projetos. Quanto mais cedo motivarmos essa nova geração, coisas maiores virão ao passar dos anos. Elis me inspirou grandemente na área de educação e ensino de tecnologia!

8

Figura 8 – Elis e os alunos do projeto na EMEF JHR (Fonte: Arquivo pessoal Elis Cruz)

Quer saber mais sobre os projetos que Elis realizou com as crianças? Ela tem um site com bastante conteúdo, acesse aqui. E aqui um vídeo do Canal da escola onde as crianças explicam sobre sensores e Led RGB:

A história de Elis te motivou a seguir na área da educação? Fazer projetos com crianças de escolas, comunidades entre outros? Ser um maker, além de adquirir conhecimento, transmite conhecimento, que se propaga por tempos e tempos. Seja que idade for, seja de onde for, seja onde estiver, com o material que tiver, venham muitos projetos e ideias! Desejo a Elis e seus alunos da EMEF JHR muito sucesso e muitos projetos! Foi um grande prazer conhecer e divulgar este trabalho maravilhoso!

E em breve, teremos mais meninas contando sobre seus projetos, aqui na série Garotas Makers. Fiquem ligados!

By | 2017-01-27T23:08:00+00:00 julho 21st, 2016|Artigos|1 Comment

About the Author:

Mestranda em Automação e Controle de Processos, Engenheira de Controle e Automação, Técnica em Automação Industrial, ambos pelo IFSP. Atualmente trabalha como Montadora na Tudela Indústria. Pesquisadora no LABORE (Laboratório de Robótica e Reabilitação do IFSP). Hobbista e Maker, se interessou por Arduino desde 2013, e realizou projetos na área de Wearables voltados para entretenimento. Já realizou palestras e mini cursos em eventos de IoT, Arduino e Tecnologia, no RJ, PE, SP, DF, RS, CE, SC e GO. Articulista do Portal Embarcados, redige artigos sobre Arduino e mulheres na tecnologia. Fã de Angry Birds :D

  • Euclides Rezende

    Parabens Elis!!! E muito obrigado, por fazer esse país um pouquinho mais inteligente com seu trabalho junto ao nosso futuro: Nossas crianças.
    Que seja extremamente prazeroso e gratificante estes momentos que vc. dedica a se preparar e esforçar em dar o melhor de sí.
    Abraço!
    Euclides.

Compartilhe com um amigo