Garotas Makers IV – parte 4

//Garotas Makers IV – parte 4

Garotas Makers IV – parte 4

Nesta caminhada de poucos meses, muitos eventos e várias redes sociais, tenho conhecido gente de diversos tipos, áreas, interesses, raças e tudo mais! Na história de hoje, vamos conhecer uma pessoa que está em um processo de mudança radical em sua vida e hoje tenho o prazer de contar como amiga que muito me incentiva e me inspira.

Erika Mayumi Takata tem 35 anos, é de São Caetano do Sul, ABC Paulista, técnica em Processamento de Dados, Bacharel em Direito pela USCS (Universidade São Caetano do Sul), pós graduada em Direito Empresarial. Trabalhou sempre em área pública, nas prefeituras de São Caetano do Sul e Diadema, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Gestão Pública e atualmente trabalha na Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de São Paulo.

makers-1

Figura 1 – Erika Takata (Fonte: Arquivo pessoal Erika Takata)

Pode ser que você esteja se perguntando: “Nossa, com toda essa bagagem em carreira pública, como ela é uma maker?”. Apesar de ter toda essa bagagem, ela está descobrindo um mundo novo na área de Tecnologia. Vocês vão entender!

Erika conta que tudo começou em seu local de trabalho: “Um dia, um co-founder de uma empresa de Reconhecimento Facial, chamada Fullface Biometric Solutions foi apresentar seu produto no órgão publico q trabalho atualmente, e ter conversado com ele mudou minha vida, ele me apresentou o lugar onde ele trabalha: o Cubo”.

O Cubo Coworking é um espaço localizado na Zona Sul de São Paulo, que além de ter diversas startups, também possui um auditório para realização de eventos. Depois que Erika passou a frequentar palestras, cursos, workshops, ela passou por um processo de transmutação de sua carreira e também de sua forma de pensar.

makers-2

Figura 2 – Erika em um curso chamado Programação para Não Programadores, no Cubo (Fonte: Mastertech)

Ela diz que foram mais de nove meses de estudos profundos sobre tecnologia e empreendedorismo neste local. E neste período, em abril, aconteceu o Arduino Day 2016 no Cubo, porém ela não pode participar: “Não consegui ir no Arduino Day, que aconteceu no Cubo, o que me deixou profundamente chateada, perdi a minha primeira oportunidade de ter contato com o Arduino!”.

Surgiu uma nova oportunidade, no Cubo, através de um workshop ministrado no Pandora Lab. Desta vez, “agarrou com unhas e dentes” e foi paixão à primeira vista! Não exatamente, como Erika conta: “…Paixão à primeira vista…kkk, mentira! Não entendi nada sobre, e ver aqueles monte de fios e cabos, me deixou doida… mas me desafiou”. Erika adora desafios, a partir disto, ela adquiriu seu primeiro kit e iniciou sua jornada maker sozinha!

makers-3

Figura 3 – Projeto Genius, desenvolvido por Erika (Fonte: Arquivo pessoal Erika Takata)

Erika começou a desenvolver alguns projetos simples, com uso de Arduino, sensores e módulos. Ela conta que nessa trajetória de jumpers e componentes, foram surgindo dúvidas e isso fez com que se juntassem amigos. O grupo hoje tem quatro pessoas e ela é frequentadora assídua do Pandora Lab, além de oficinas e eventos de tecnologia no Cubo e em outros locais de São Paulo.
makers-4

Figura 4 – Erika e um de seus amigos, Wanderley, no Samsung Ocean (Fonte: Arquivo pessoal Erika Takata)

makers-5

Figura 5 – Evento Pizza + Tecnologia (Fonte: Mastertech)

Conheci Erika pela internet, em um dos convites que fiz em redes sociais chamando meninas para participarem da série. Ela me mandou solicitação de amizade e aceitei. Desde então, ela tem acompanhado um pouco do que faço e fez o convite para ir ao Cubo com ela para conhecer a Pandora Lab. E a partir disso, tenho acompanhado seu crescimento e procurado incentivar a crescer cada vez mais.

makers-6

Figura 6 – Erika e Gedeane em frente a logo do Cubo (Fonte: Arquivo pessoal Gedeane Kenshima)

Erika tem aumentado muito seu networking através dos eventos e oficinas que tem participado. Confesso que fiquei muito feliz quando participou de eventos que indiquei e onde eu tinha colegas para ela fazer contato. Um deles, o encontro Pyladies São Paulo.

makers-7

Figura 7 – Encontro Pyladies São Paulo (Fonte: Pyladies São Paulo)

makers-8

Figura 8 – Carlos Eduardo (da Alpha Lumen, São José dos Campos-SP), Wanderley (amigo de Erika) e Erika, no Roadsec São Paulo, realizado no Cubo (Fonte: Arquivo pessoal Carlos Eduardo Oliveira)

Erika conta que tem muitos projetos em mente, porém há algo que a realiza bastante: “…tenho muitas ideias na cabeça… mas o cerne de todas é ajudar pessoas a se encontrar com os projetos de Arduino…Acredite, isso pode mudar a sua vida e a forma de pensar… Assim como mudou minha vida!”

makers-9

Figura 9 – Projeto com Arduino e controle por Bluetooth (Fonte: Arquivo pessoal Erika Takata)

Nesta trajetória que está no início mas já colhendo muitos frutos, ela agradece: “Agradeço as pessoas que me inspiram, o co-founder da Fullface, o Co-founder da Pandora Lab e Gedeane!!!! Minha amiga fofa e querida! Que conheci e me inspira a fazer coisas extraordinárias ! Valeu mesmo de verdade!”

Para motivação e inspiração, Erika deixa um recado especial: “Acredite em você, se disserem para você que não consegue, vai lá e mostra que você pode fazer e fazer muito melhor!! Garotas boazinhas vão para o Céu, meninas independentes e MAKERS vão para onde elas quiserem ir…”

Hoje vocês conheceram a “japa maluquinha” que hoje é minha amiga, parece que nos conhecemos há muito tempo. A sua garra e persistência me inspiram muito. Você pode pensar que não é hora de mudanças, que está acomodado e estabilizado, mas Erika mostra que é completamente possível fazer o que gosta e atrás de seus objetivos quando quiser. Sempre há o ‘pontapé inicial’ para as coisas acontecerem, só depende de você!

makers-10

Figura 10 – Crachá do evento Menos 30 Fest Globo (Fonte: Arquivo pessoal Erika Takata)

Espero que a jornada de Erika tenha inspirado você a conhecer pessoas, participar dos eventos em sua região, ampliar seus horizontes para o mundo Maker e tecnologia. Há muito para aprender, há muito para se conquistar, e Erika está ‘correndo atrás’. E você? Gostaria de entrar para o Movimento Maker? De realizar projetos, mesmo que inicialmente sozinho? Procure espaços em sua região, participe de eventos, encontre pessoas e principalmente se permita descobrir um mundo novo!

E em breve novas histórias para você se inspirar, aqui na Série Garotas Makers!!

By | 2017-01-27T23:08:00+00:00 agosto 3rd, 2016|Artigos|0 Comments

About the Author:

Mestranda em Automação e Controle de Processos, Engenheira de Controle e Automação, Técnica em Automação Industrial, ambos pelo IFSP. Atualmente trabalha como Montadora na Tudela Indústria. Pesquisadora no LABORE (Laboratório de Robótica e Reabilitação do IFSP). Hobbista e Maker, se interessou por Arduino desde 2013, e realizou projetos na área de Wearables voltados para entretenimento. Já realizou palestras e mini cursos em eventos de IoT, Arduino e Tecnologia, no RJ, PE, SP, DF, RS, CE, SC e GO. Articulista do Portal Embarcados, redige artigos sobre Arduino e mulheres na tecnologia. Fã de Angry Birds :D

Compartilhe com um amigo