Garotas Maker – Parte 3

//Garotas Maker – Parte 3

Garotas Maker – Parte 3

Muitos dos que iniciam na área de tecnologia, são porque fazem um curso técnico ou superior na área, ou se inspirou em alguém de sua família. Hoje falaremos de alguém que iniciou através de um curso técnico integrado e hoje realiza projetos muito legais em sua graduação, juntamente com um grupo de estudantes.

Thainá de Oliveira Moraes tem 19 anos, cursa o 2° semestre de Engenharia de Controle e Automação no Instituto Federal de Mato Grosso (Nota: mesmo curso que eu, mesma rede de IFs :D), é maker e Youtuber.

1

Figura 1 – Thainá Moraes (Fonte: Arquivo Pessoal Thainá Moraes)

 

Ela iniciou sua carreira na tecnologia quando ingressou no Ensino médio integrado, onde fez Técnico em Telecomunicações, aos 14 anos. Sempre se interessou mais por ciências Exatas: “Nesta época não sabia o que gostaria de fazer apenas que a área de exatas sempre foi mais a minha praia e logo comecei a ficar mais interessada, sendo assim, decidi iniciar o curso superior“…

Thainá teve a mesma impressão que as garotas de exatas enfrentam: ser a única ou uma das poucas mulheres em sala de aula. Ela pensou que a adaptação seria mais difícil, porém logo na primeira semana de aula recebeu um convite para participar de um projeto chamado Girassol Solar. Na figura 2 vemos algumas imagens referente ao projeto:

2

Figura 2 – Projeto Girassol Solar (Fonte: Arquivo Pessoal Thainá Moraes)

Girassol solar é um projeto que possui quatro LDRs ao lado de uma placa solar, que recebem intensidade luminosa. Estes sensores enviam sinais para um Arduino, que verifica qual sensor está mais iluminado. A partir disto, o Arduino atua como controlador, enviando sinais para os servos posicionarem a placa para o local com maior iluminação.

O grupo que participou do projeto Girassol Solar foi convidado a participar do projeto Arduino Brasil, na época administrado apenas por Josué Nascimento Jr.

No início, Thainá era a única garota, porém hoje mais duas garotas compõem o grupo, Ana Assis e Bruna Terra. Atualmente, Thainá se dedica a gravar aulas de eletrônica e programação com Arduino, tantos projetos básicos quanto avançados; também realizam hangouts com amantes de tecnologia (eu já fui entrevistada duas vezes). Em seguida, temos a imagem da Equipe Arduino Brasil, do IFMT:

3

Figura 3 – Equipe Arduino Brasil – Ana Assis, Thainá Moraes, Felipe Cadidé, Lucas Ferro e Nascimento Jr. (Fonte: Arquivo Pessoal Thainá Moraes)

Ela diz que o apoio que recebeu foi ótimo: “Acredito que tive sorte em conhecer pessoas maravilhosas logo no início do curso e a oportunidade de crescer com eles. A família aumentou e estamos sempre a procura de mais pessoas, a fim de ajudá-las a se apaixonarem pela tecnologia… Principalmente as mulheres. Como apoio para ingressar nesta área, foi fundamental o suporte de toda a equipe e inclusive da minha mãe, que apesar de não entender muito do que eu faço, sempre está ao meu lado e participa de algum jeito, mesmo que seja só para comentar nas fotos que postamos ou me chamar de Menina Arduina”.

A equipe que Thainá participa possui três projetos de maior destaque:

1 – Girassol Solar (figura 2, citado anteriormente);

2-Tifanny, a boneca construída apenas por brincadeira, a fim de dar uns bons sustos, nos rendeu diversas visualizações e ideias para realizar a sua segunda versão, porque nessa primeira apenas controlamos a cabeça dela via Bluetooth pelo celular;

4

Figura 4 – Boneca Tifanny (Fonte: Arquivo Pessoal Thainá Moraes)

3-Gênios, um jogo clássico, sendo que este foi primeiro projeto realizado por Thainá sem  supervisão.

5

Figura 5 – Protótipo Genius (Fonte: Arquivo pessoal Thainá Moraes)

Em tão pouco tempo de formação, o grupo participou de um evento regional chamado Startup Weekend Cuiabá, ao final de 2015. O grupo apresentou um projeto de carregador de celular portátil, chamado EcoCharger, que garantiu o Terceiro lugar no evento. Thainá diz: “Vale lembrar que, nessa época a equipe possuía apenas 8 meses de formação e o nosso desenvolvimento foi o único voltado para hardware, sendo todos os outros aplicativos”.

Para o ano de 2016, a equipe possui várias atividades, destaque para o Genuino Day Cuiabá, um workshop no Byte Girl 2016 (em Fortaleza-CE, onde ministrei palestra no ano passado) e visita à sede do Google em são Paulo.

6

Figura 6 – Nascimento Jr, Thainá Moraes e Lucas Ferro – Equipe Arduino Brasil (Fonte: Arquivo pessoal Thainá Moraes)

Vemos aqui a trajetória da Thainá e percebi que ainda é só o começo das muitas conquistas dela e de sua equipe: “Tenho orgulho por conseguir estar realizando o que mais amo, me envolver com a tecnologia, e só estou no caminho certo pois encontrei a equipe perfeita que está sempre disposta a ajudar, inclusive nos fins de semana, ou seja, sem eles eu não seria nada”,

Para conhecer melhor a equipe de Cuiabá, Arduino Brasil, acessem as redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/arduinobrasil

Youtube: www.youtube.com/arduinobrasil

Facebook: https://www.facebook.com/equipearduinobrasil/?ref=br_rs

A história de Thainá Moraes inspirou você a participar de um grupo de estudos e participar de eventos? Ou conhecer os projetos da plataforma Arduino? Ou ser maker também? Comente o que achou e diga se a história dela como de outras makers inspirou você a criar seus próprios projetos, sejam eles em grupo ou sozinha.

A série Garotas Makers não acabou…estão vindo mais duas histórias inspiradoras, como da Thainá, Giane e Marcela. Aguardem!

By | 2017-01-27T23:08:03+00:00 Março 23rd, 2016|Artigos|0 Comments

About the Author:

Mestranda em Automação e Controle de Processos, Engenheira de Controle e Automação, Técnica em Automação Industrial, ambos pelo IFSP. Atualmente trabalha como Montadora na Tudela Indústria. Pesquisadora no LABORE (Laboratório de Robótica e Reabilitação do IFSP). Hobbista e Maker, se interessou por Arduino desde 2013, e realizou projetos na área de Wearables voltados para entretenimento. Já realizou palestras e mini cursos em eventos de IoT, Arduino e Tecnologia, no RJ, PE, SP, DF, RS, CE, SC e GO. Articulista do Portal Embarcados, redige artigos sobre Arduino e mulheres na tecnologia. Fã de Angry Birds :D

Compartilhe com um amigo