O Primeiro Encontro Brasileiro de Hardware Aberto e Livre (e-HAL) será realizado entre os dias 29 e 31 de Outubro de 2016, em São Paulo. O evento é organizado pelo Centro de Tecnologia Acadêmica / UFRGS (Porto Alegre/RS), pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (Campinas/SP) e pelo Garoa Hacker Clube (São Paulo/SP).

Serão 3 dias de atividades dedicadas ao fortalecimento da cultura do hardware aberto e livre no Brasil:

  • Palestras
  • Oficinas
  • Mesas redondas
  • Duas hackatonas
  • Sessão de pôsteres

Destaque para a presença de Javier Serrano, líder da seção de hardware para sincronismo e controle de aceleradores de partículas do CERN, co-autor da Licença de Hardware Aberto do CERN e criador do Repositório de Hardware Aberto, e de Bruce Perens, fundador da Open Source Initiative (OSI) e um dos precursores do movimento pelo hardware aberto e livre no mundo.

O e-HAL será palco de duas hackatonas! A Hackatona de Libertação de Hardware será um verdadeiro esforço colaborativo de libertação de projetos propostos pelos participantes, com oficinas e suporte para as atividades. A Hackatona KiCad, vai aprimorar um dos principais softwares livres para o desenvolvimento de hardware aberto e livre, que contará com a presença de Tomasz Włostowski e Maciej Sumiński, engenheiros do CERN e desenvolvedores do KiCad.

Veja mais informações sobre o evento em e-hal.org.br e garanta seu lugar se inscrevendo em e-hal.org.br/inscricao até o dia 14 de Outubro. Consulte informações sobre caravanas partindo de sua cidade no site do evento em e-hal.org.br/caravanas.

Se você tem alguma vivência ou projeto relacionado a Hardware Aberto e Livre para compartilhar com a comunidade, submeta uma proposta de palestra, oficina ou apresentação de pôster para o e-HAL em ehal.org.br/submissao-de-atividade.

Contamos com sua presença!

Comitê Organizador do e-HAL