Desafios de inovação e empreendedorismo na região centro­oeste do estado do Rio Grande do Sul

//Desafios de inovação e empreendedorismo na região centro­oeste do estado do Rio Grande do Sul

Desafios de inovação e empreendedorismo na região centro­oeste do estado do Rio Grande do Sul

O Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul encontra-se na região centro-oeste do estado do Rio Grande do Sul. Devido à este fato, os acadêmicos do campus deparam-se com as dificuldades de encontrar vagas de empregos após concluírem a formação, pois o campus encontra-se distante dos polós tecnológicos e empresas da área.

Com base neste cenário, visando a aproximação com o mercado de tecnologia da informação, os alunos Douglas Salin Zuquetto, Cristiano Nicola Ferreira e Renan Machado Denardi, ambos do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, desenvolveram o projeto “Monitoramento em tempo real do consumo de energia elétrica”. A partir desta iniciativa, surgiram oportunidades que possuem como objetivo fomentar o empreendedorismo em acadêmicos da região, através da criação de planos de negócios.

FOTO_PREMIAÇÃO_SANTAMARIA_RS

Dentre estas oportunidades, a primeira fora no município de Santiago-RS, durante a 13° Feira do Comércio, Artesanato, Indústria e Serviços (FECOARTI), entre os dias 9 e 12 de Outubro de 2015. A oportunidade foi promovida pelo Centro Empresarial de Santiago (CES) juntamente ao Sebrae. O Concurso fora dividido em três categorias: ensino médio, ensino técnico e ensino superior. Cada categoria era constituída de dois projetos. Para o 1° lugar, a premiação era constituída de 1 troféu, certificado de participação, R$1000,00 para a equipe, R$1000,00 para a instutição e 1 tablet para o professor orientador. A equipe almejou o 1° lugar na categoria de ensino superior.

A segunda oportunidade fora no município de Santa Maria-RS, durante o concurso Perfil Empreendedor 2015, promovido pela RBS TV. O concurso ocorreu no Royal Plaza Shopping durante os dias 7 e 8 de Novembro de 2015. O Concurso possui as suas características idênticas ao que ocorreu no município de Santiago-RS, com a diferença de que cada categoria fora constituída por 7 projetos. Para o 1° lugar, a premiação era constituída de 1 troféu, certificado de participação, e 1 tablet para cada membro da equipe. Para a satisfação da equipe, foi conquistado o 1° lugar na categoria de ensino superior.

FOTO_PREMIAÇÃO_SANTIAGO_RS

Referências:

By | 2017-01-27T23:08:04+00:00 dezembro 2nd, 2015|Notícias|0 Comments

About the Author:

Informações biográficas

Compartilhe com um amigo