Business Model Canvas

//Business Model Canvas

Business Model Canvas

A definição clássica de Modelo de Negócios prevê que ele descreva o rationale de como uma organização cria, entrega e captura valor. Alexander Osterwalder e Yves Pigneur criaram uma ferramenta poderosa e intuitiva que ajuda a visualizar todos as faces de um novo negócio: o Business Model Canvas.

O Modelo de negócios Canvas, em inglês Business Model Canvas, é um diagrama formado por 9 blocos que contem a descrição das principais partes de integrantes um negócio. Esse diagrama é uma ótima ferramenta pois é visual e prático, fácil de usar. Ali pode-se colocar as ideias e hipóteses e, assim, ter informação para validar no mercado ou com seus clientes. Ele cobre todos os aspectos de um negócio: clientes, oferta, infraestrutura necessária e viabilidade financeira.

 

Videos que mostram o que é o Business Model Canvas

 

O video abaixo do Sebrae Minas explica de forma bem resumida e prática o que é o Business Model Canvas. Vale a pena conferir:

 

A empresa strategyzer preparou uma série de 6 videos onde mostra de maneira descontraída como montar um Business Model Canvas na prática. Nesse video, dois sócios, Beth e Carl desenvolvem uma ideia e a transformam em um grande negócio. Testei as legendas automáticas em português e são suficientes para acompanhar os videos que estão em inglês.

Episódio 1: Business Model Canvas – Indo de uma ideia de Negócio para um modelo de Negócio


Episódio 2
: Business Model Canvas – Visualizando seu modelo de Negócio


Episódio 3
: Business Model Canvas – Prototipando

 

Episódio 4: Business Model Canvas – Navegando em seu ambiente

 

Episódio 5: Business Model Canvas – Provando

 

Episódio 6: Business Model Canvas – Contando sua história

 

Para fazer o Download do documento do Business Model Canvas em formato PDF para que se possa imprimir, clique na figura abaixo. Sugiro que imprima em tamanho grande e que se use postits para preencher com ideias.

 

business-model-canvas

 

 

Referências:

 

O livro referência para se conhecer como utilizar o Business Model Canvas é o Business Model Generation, dos inventores desse diagrama, Alexander Osterwalder e Yves Pigneur. Esse livro também teve a colaboração de mais 470 autores por todo o mundo. Leia com atenção das páginas 14 a 51. A leitura é fácil mesmo para aqueles que não tem o inglês muito afiado por conta da quantidade de figuras e formato de diagramação do livro. Clique abaixo e baixe o PDF de parte do livro, que inclui a explicação completa do Business Model Canvas.

 business-model-generation

 

Para um conhecimento mais aprofundado de como criar todo o modelo de negócios e como validá-lo para sua startup, veja o curso de Steve Blank, How to Build a Startup – The Lean Launchpad.

how-to-build-a-startup

 

 

By | 2017-01-27T23:08:10+00:00 agosto 13th, 2015|Artigos|0 Comments

About the Author:

Sou mestre em Engenharia Elétrica pelo Rochester Institute of Technology e atualmente atuo como Diretor de Marketing do Embarcados, website brasileiro de sistemas eletrônicos iniciado em 2007. Minha paixão por sistemas digitais e circuitos eletrônicos me proporcionou experiência ao trabalhar por 16 anos com desenvolvimento de produtos eletrônicos. Nos Estados Unidos fui fundador de uma startup de tecnologia chamada Una, onde trabalhei por 8 meses, sendo acelerado e incubado por um programa especial de Startups no RIT. Ao final, recebemos um prêmio de melhor startup do programa. Sou co-fundador do Embarcados Innovation, site que promove a criatividade, o desenvolvimento de ideias e empreendedorismo no campo de sistemas eletrônicos no Brasil. Sou um dos responsáveis pela Plataforma Ituiutaba Lixo Zero, onde escrevo regularmente artigos sobre redução de resíduos.

Compartilhe com um amigo